Categoria
Comunicação Visual
Local
São Paulo, 2024
Cliente
Nubank

Projeto Arquitetônico
MM18

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

Projeto de comunicação visual para o novo escritório Nubank  em São Paulo. Projetado para ocupar uma nave industrial de 10.000 m2, o Nubank Spark atende a estratégia de trabalho híbrido da empresa, podendo receber equipes com mais de 200 funcionários.
O desafio do projeto foi adaptar a escala monumental do espaço à necessidade de conforto e usabilidade próprios a um espaço de trabalho permitindo uma fácil navegação pelos andares assim como uma leitura clara dos usos das diferentes áreas e salas e, claro, contemplando o mood jovem, contemporâneo e irreverente que caracteriza a empresa.

Nesse projeto trabalhamos em estreita parceria com o time de arquitetura de interiores buscando soluções simples e diretas, que valorizam o carácter arquitetonico existente e ao mesmo tempo agregam elementos de impacto cromático em contraste com a opacidade do espaço. Foi designada uma paleta de gradientes (a partir do key visual da marca) para cada uma das 4 plantas da nave industrial que tanto definiram a tonalidade de mobiliários e cor de paredes quanto os elementos de comunicação visual (diretórios e placas de identificação e avisos) em meio aos diversos elementos visuais que o espaço já continha.

Para os espaço prioritários de trabalho, as Workstations – constituídas por grandes áreas abertas de mesas rotativas – foi criado um sistema de numeração aéreo que indicava o andar e a área (1.1, 1.2, 1.3, etc) em letra-caixa auto-iluminada. O mesmo sistema de letras-caixa foi usado para identificar as grandes salas multifuncionais e auditórios, só que neste caso a tipografia foi aplicada sobre paredes pintadas em roxo (cor prioritária da marca). As inúmeras salas de reunião e phone-booths foram indicados com um sistema de discos com pictogramas instalados sobre as portas alinhados a adesivos aplicados sobre o vidro com o naming de cada uma das salas, integrando os dois elementos num sistema só.