Categoria
Print

Ação, 2006-2020

Prêmios
“Design Gráfico”– 10a Bienal Brasileira de Design
2013

BID10 – Bienal Ibero-americana de Design
Matadero, Madri.  2010

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

Lambe-lambe é um  pôster colado em espaços públicos cuja grande qualidade é a rápida disseminação e com um custo barato. Eles são impressos em grandes máquinas tipográficas sendo cada letra ou tipo – chamado cliché – organizado em requadros para compor as palavras e frases. Os lambe-lambes  usam tintas serigráficas derramadas sobre a maquina durante o processo de impressão possibilitando efeitos gradientes quando misturadas cores durante essa produção. Geralmente é colado com cola de polvilho ou de farinha devido ao seu custo reduzido.

O Bijari produziu, desde 2006, arte para lambe-lambe em que usamos ilustrações além da tipografia. Nesse caso as imagens são criadas em matrizes impressas em madeira ou borracha (xilo e linóleogravura)

Arte de colar cartazes na rua nasceu no final do século 19 com o advento da indústria de impressão o que possibilitou a criação de uma nova mídia: o poster/cartaz. Essa mídia possibilitou a disseminação da informação pela cidade cujo conteúdo eram propagandas, eventos, arte e política.  r