Sumaúma é o jornalismo feito diretamente do centro do mundo: a Amazônia. Diante da emergência climática, o jornal abre um canal para as histórias das florestas e seus povos, amplificando a voz daqueles que lutam pela natureza.

Direção de Arte Gráfico
Sumaúma, 2023
Entendendo que a palavra é o principal instrumento do jornalismo, criamos um logotipo formado apenas por letras. A tipografia foi inspirada na árvore sumaúma e em suas raízes compridas, as sapopemas.
O logotipo foi pensado como um ser vivo, sempre se movimentando e se adaptando. Não existe um único logotipo, mas sim uma diversidade. Através de softwares generativos conseguimos deixar o logotipo mutável, se transformando a cada novo parâmetro inserido.
Sumaúma é pintado com as cores da Amazônia, não apenas com verdes e marrons, mas também azuis, vermelhos e até mesmo cinzas, todos compondo sua diversidade.
As formas do logo e dos grafismos evocam um universo gráfico de padrões indígenas, elegendo os povos da Amazônia como guias de um futuro pelo qual devemos lutar.
Cada vez que as letras se movem, criam-se janelas para que novas histórias possam ser contadas. O logo, assim como a floresta, é imponente, vivo e mutável, garantindo ao mesmo tempo solidez e impacto em seu discurso.
Como o jornal possui uma interface 100% digital, desenvolvemos um aplicativo online que gera postagens e stories com facilidade e agilidade.
Ficha técnica
Rodrigo Araújo
Lívia Gianini
João Generoso
Guilherme Doring
Luisa Vidotto
Mariano Moreno
Beatriz Sallowicz
João Rocha