Nova versão videográfica do poema “Cidade City Cité”, de Augusto de Campos, publicado originalmente em 1963. Com roteiro de José Miguel Wisnik e música de Cid Campos, animação compartilha chaves para a leitura do poema e o reinterpreta para exibição em sua nova e singular presença espacial dentro da plataforma “Rua da Língua”; um mural audiovisual de 106 metros que integra a exposição permanente do Museu da Língua Portuguesa , em São Paulo.

Live Design Motion
Videopoema, 2021
“Cidade City Cité”, de Augusto de Campos, foi publicado no icônico livro “Caixa Preta” , em 1975. O livro traz um conjunto de poemas visuais e poemas-objeto elaborados em parceria com o artista visual Julio Plaza.
A composição gera uma palavra trilíngue formado pela junção de diversos radicais aos sufixos “Cidade/“City”/“Cité” mantendo o mesmo significado nas 03 línguas.
Revisitado para integrar a “Rua da Língua”, uma instalação audiovisual com 106 metros de comprimento, o poema que se configura nessa imensa escala física como uma palavra-trem.

Ao percorrer toda a extensão da instalação, oferece diferentes escalas de leitura e animações que funcionam como chaves para a leitura, revelando o jogo da composição entre os radicais e sufixos e configurando novas paisagens visuais a partir da poesia original.

Poema
Augusto de Campos
Música
Cid Campos
Roteiro
José Miguel Wisnik
Direção de Arte
Geandre Tomazoni (Bijari)
Rodrigo Araújo (Bijari)
Motion Graphics
Alexandre Marcati (Bijari)
João Alencar (Bijari)
Planejamento
João Rocha (Bijari)
Instalação
Carlos Nader
José Miguel Wisnik
Leandro Lima
Isa Grinspum
Curadoria
Isa Grinspum