O projeto Contando Con Nosotros (Contando Com A Gente) foi realizado numa comunidade originada pela “invasão”, em 1964, dos morros ao norte-oriente da cidade de Medellin. Esses “invasores” fugiam da violência das guerrilhas no campo e/ou eram famílias deslocadas do centro urbano por questões financeiras. Os bairros que aí se formaram eram geograficamente muito próximos, mas se configuravam como guetos rivais durante o período dominado pelo tráfico. Com o declínio do poder dos narcotraficantes e como resultado das estratégias de política urbana local, foram desenvolvidas formas de mobilidade e inclusão social, dentre os mais icônicos, o teleférico (Metrocable).
O interesse do projeto foi compreender as tensões dentro dessa comunidade investigando os contextos sociais, econômicas e culturais gerados ali após a instalação dessas novas políticas e estruturas urbanas. O dispositivo “Caixa de Histórias e Segredos” recolhia relatos sobre estórias, desejos, segredos e conflitos dos habitantes locais e serviu de matéria-prima para a criação de uma narrativa coletiva, cujos fragmentos foram pintados em tecidos e instalados sobre os tetos das casas que se situavam no trajeto do Metrocable.
O projeto foi realizado durante o Encontro de Arte MDE11 e apoiado pelo Museu de Antioquia de Medellín.
Contando Con Nosotros
Filtros
Tags
Bandeira
Comunidade
Intervenção
Medellin
Metrocable
Objeto relacional
Teleférico

Categoria
Intervenção
Intervenção
MDE11, Medellin, Colômbia, 2011
Curadoria
Bill Kelley Junior
Caixa de Histórias e Segredos, um dispositivo de captação de interações e conversas com a público do bairro de Santo Domingo-Sávio.
Objeto feito com caixa de sapato, garrafa pet e gravador de áudio embutido
As bandeiras, depois de pintadas, foram instaladas sobre as casas dos moradores abaixo da linha do Metrocable.
Equipe
Gustavo Godoy (Bijari)
Maurício Brandão (Bijari)
Colaboradores
Carlos Pedreanez
Manuel Mahecha
Rodrigo Martí
Guillermo Subcomandante
